Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta

Fale com o ICTCor

Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.

Eu sou:
Paciente
Acompanhante
Empresa
Outro
Enviar minha mensagem
Fale com a ouvidoria do ICTCor

Será um prazer poder atender você.

Enviar minha mensagem
Trabalhe no ICTCor

Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.

Anexar arquivo do currículo:
Anexar Currículo
Enviar meu currículo
Fechado hoje, abre segunda de 08h00 às 18h00

Exames e
Procedimentos Eletivos

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)

Artigos
Saúde e bem estar

No Dia Mundial do Diabetes, descubra como prevenir e cuidar do seu coração

No próximo dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como objetivo chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a doença crônica, que atinge cerca de 250 milhões de pessoas no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos de idade), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

Aproveitando a data, vale lembrar que, além de um tratamento cuidadoso e específico, as pessoas com a doença também precisam de atenção redobrada, com controle da pressão arterial e de outros fatores de risco cardíaco que aumentam o surgimento de doenças no sistema cardiovascular.

Entenda melhor as causas da doença 

O diabetes é uma doença crônica provocada pelo mau funcionamento do pâncreas, que deixa de produzir insulina em quantidade suficiente ou quando o corpo não consegue efetivamente absorver a insulina que produz, o que aumenta a concentração de glicose no sangue (hiperglicemia).

Quais são os tipos existentes de diabetes

O tipo 1 se caracteriza pela ausência de produção de insulina. Os sintomas podem aparecer abruptamente e incluem excesso de excreção de urina, sede, fome constante, perda de peso, alterações na visão e fadiga.

O  tipo 2 é provocado pelo uso ineficiente da insulina e geralmente resulta de excesso de peso e sedentarismo. Os sintomas podem ser similares aos do diabetes tipo 1, mas geralmente são menos marcantes. Por essa razão, muitos casos são diagnosticados em estágio mais avançado, quando as complicações já começam a aparecer. Até recentemente, a doença era identificada apenas em adultos, mas já há muitos casos entre crianças.

Diagnóstico e tratamento

Quando o diabetes é diagnosticado, o tratamento deve ser imediato e regular. O médico determinará se há necessidade de administração de insulina, sua frequência e dosagem. Em todos os casos, o controle da dieta, a redução drástica do consumo de açúcar e doces, emagrecimento saudável e prática de exercícios físicos ajudam muito no reequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Ter diabetes não significa que a pessoa não terá uma vida normal, ou mesmo que o problema é uma condenação para doenças cardiovasculares. Com um controle rígido e adequado, é possível afastar riscos. Para isso, é preciso ter uma alimentação saudável, exercício físico adequado, uso correto de medicação e acompanhamento do profissional de saúde.

Diabetes e Problemas Cardiovasculares 

O diabetes pode evoluir para níveis bastante graves, causando cegueira, mau funcionamento de órgãos vitais e crescente dificuldade de cicatrização de feridas e lesões, levando até mesmo à amputação de membros. Além disso, é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, favorecendo a ocorrência de infarto e derrame cerebral.

A doença faz do sistema cardiovascular um dos seus principais “alvos” de ataque. O risco surge com a alta concentração de glicose no sangue. Acumulada, a substância provoca a formação de placas de gordura capazes de entupir vasos sanguíneos ligados ao coração e outros órgãos do corpo. O resultado pode ser um infarto ou angina. É o processo chamado de aterosclerose, que é muito mais intenso e acelerado em pessoas com diabetes. Com o endurecimento dos vasos sanguíneos, ocorrem alterações na pressão arterial, nos níveis de colesterol, problemas renais e outros problemas de saúde.

Agora que você já sabe que o diabetes pode influenciar na saúde do coração, que tal ajudar alguém que precise? Compartilhe essa informação!

Por ICTCor
em 13 de novembro de 2023

Artigos recomendados

Notícias

Entenda como infarto em jovens costuma ser fatal

Eventos

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial – Hospital Anchieta

Notícias

Coração na Batida Certa: campanha mostra como evitar, diagnosticar e tratar a doença

Como chegar

Emergência e
Urgência 24h

Ver telefone

Pronto socorro do Hospital Anchieta

Exames e
Procedimentos Eletivos

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7

Saiba mais