Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta

Fale com o ICTCor

Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.

Eu sou:
Paciente
Acompanhante
Empresa
Outro
Enviar minha mensagem
Fale com a ouvidoria do ICTCor

Será um prazer poder atender você.

Enviar minha mensagem
Trabalhe no ICTCor

Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.

Anexar arquivo do currículo:
Anexar Currículo
Enviar meu currículo
Aberto hoje de 08h00 às 18h00

Exames e
Procedimentos Eletivos

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)

Artigos
Saúde e bem estar

Estudo mostra que bactérias intestinais podem reduzir o colesterol e diminuir o risco de doenças cardíacas

Os trilhões de micróbios no intestino humano influenciam a digestão, a saúde intestinal e o funcionamento de outros órgãos do corpo. Diferentes pessoas possuem diferentes composições da flora intestinal, e níveis específicos desses micróbios têm sido associados ao risco de problemas de saúde como diabetes, doenças hepáticas e câncer.

Os cientistas acreditam que certas bactérias intestinais também podem desempenhar um papel nas doenças cardiovasculares (DCV). No entanto, ainda não está claro quais micróbios afetam o risco de DCV e como eles fazem isso, incluindo como metabolizam compostos como o colesterol.

Um novo estudo, financiado em parte pelo National Institutes of Health (NIH) e conduzido pelo Broad Institute, Massachusetts General Hospital e Harvard, investigou bactérias nas fezes de mais de 1.400 participantes do Framingham Heart Study, um estudo de longo prazo focado na saúde do coração.

Com base na pesquisa, entenda alguns mecanismos pelos quais essas bactérias podem influenciar a saúde cardiovascular:

Metabolismo de ácidos biliares: as bactérias intestinais podem metabolizar ácidos biliares primários em ácidos biliares secundários. Esses ácidos biliares secundários podem inibir a reabsorção do colesterol no intestino, promovendo sua excreção e reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

Produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC): as bactérias fermentam fibras alimentares não digeríveis, produzindo AGCC, como acetato, propionato e butirato. O propionato, em particular, tem sido associado à redução dos níveis de colesterol no sangue, pois pode inibir a síntese de colesterol no fígado.

Regulação do metabolismo lipídico: algumas bactérias intestinais podem influenciar diretamente a expressão de genes envolvidos no metabolismo lipídico, modulando a síntese e a degradação de lipídios no corpo.

Modulação da inflamação: a microbiota intestinal pode modular a resposta inflamatória do corpo. Uma inflamação crônica de baixo grau está associada a um aumento do risco de doenças cardíacas. Ao manter a integridade da barreira intestinal e produzir moléculas anti-inflamatórias, as bactérias intestinais podem ajudar a reduzir a inflamação sistêmica e o risco de doenças cardiovasculares.

Interferência na absorção de colesterol: certas cepas de bactérias intestinais, como as do gênero Lactobacillus e Bifidobacterium, podem interferir diretamente na absorção de colesterol, incorporando-o em suas membranas celulares durante o processo de crescimento.

Interação com o sistema imune: a microbiota intestinal interage com o sistema imunológico, ajudando a manter um equilíbrio que evita respostas inflamatórias excessivas. Um sistema imunológico equilibrado é crucial para a prevenção de aterosclerose e outras doenças cardíacas.

A manutenção de uma microbiota intestinal saudável pode ser promovida por meio de uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais, alimentos fermentados e probióticos, além de evitar o uso excessivo de antibióticos, que podem desequilibrar a microbiota.

Estudos contínuos sobre a relação entre a microbiota intestinal e a saúde cardiovascular estão expandindo cada vez mais o entendimento de como intervenções dietéticas e terapias probióticas podem ser utilizadas para melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de doenças relacionadas ao colesterol. Para saber mais sobre temas e pesquisas relacionadas à saúde cardiovascular, leia: 

Saúde e da Nutrição: a importância vital de combater a obesidade para a saúde cardiovascular

Fonte: https://www.nih.gov/news-events/nih-research-matters/gut-bacteria-may-reduce-cholesterol-lower-heart-disease-risk#:~:text=Researchers%20pinpointed%20gut%20bacteria%20that,levels%20of%20specific%20gut%20bacteria 

Por ICTCor
em 24 de junho de 2024

Artigos recomendados

Imprensa

16º Cardiointerv

Eventos

Caminhada Saúde da Mulher 2019

Notícias

Mês da luta contra o câncer

Como chegar

Emergência e
Urgência 24h

Ver telefone

Pronto socorro do Hospital Anchieta

Exames e
Procedimentos Eletivos

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7

Saiba mais