Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta
Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.
Será um prazer poder atender você.
Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)
Uma falta de ar, uma palpitação, um desconforto no peito, são alguns dos sintomas que a pessoa pode apresentar, durante muito tempo, sem saber que eles são um alerta do organismo para as doenças cardiovasculares. Além de afetar a qualidade de vida, com o tempo, essas condições podem ser agravadas e levar à morte.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo inteiro. Para se ter uma ideia, no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ocorrendo óbito em 30% desses casos. Estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% desses eventos no país.
Então, é preciso que você fique atento e conheça os principais sintomas das doenças cardiovasculares mais comuns. São eles:
O infarto ou ataque cardíaco ou infarto miocárdio é uma das várias condições da síndrome coronariana aguda (SCA), que causa uma perda repentina do fluxo sanguíneo para o coração por conta de um entupimento ou bloqueio.
O sintoma mais frequente é a dor no peito, que pode parecer uma pressão ou desconforto que pode irradiar para outras partes do corpo, como costas, ombro, braço e até a mandíbula.
A dor no peito pode vir ou não acompanhada de falta de ar, suor frio, cansaço, náuseas e tonturas.
Traz como sintoma clássico a falta de ar, porém outros sinais merecem atenção. Entre eles: desconforto gastrintestinal, dor de estômago, náuseas, vômitos, insônia, dor no peito, depressão e ansiedade.
A válvula cardíaca são estruturas que controlam o fluxo sanguíneo entre as câmaras do coração. A doença valvar é uma causa comum de insuficiência cardíaca e compartilha o sintoma de falta de ar.
Pode ser classificada como:
Vale ressaltar que em casos leves, a doença pode não apresentar sintomas ao longo de muitos anos, por isso é tão importante que as pessoas façam um check-up regular do coração.
Popularmente conhecido como derrame, o AVC ocorre quando um vaso sanguíneo do coração para o cérebro é bloqueado ou se rompe. Os sintomas são paralisia facial, fraqueza muscular, dificuldade na fala, tontura, perda de coordenação ou do equilíbrio, dor de cabeça e alterações visuais.
Reconhecer os sintomas e procurar ajuda médica para que o tratamento seja iniciado de forma imediata é imprescindível para prevenir ou reduzir as sequelas e evitar, em casos mais graves, a morte.
Como o próprio nome sugere, é quando acontece alguma alteração no ritmo dos batimentos do coração. A doença também é conhecida como arritmia e causa palpitações que podem ser irregulares, rápidas, agitadas ou interrompidas.
Fique atento! Se você sentir algum destes sintomas, procure um especialista, pois só ele poderá dar um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7