Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta

Fale com o ICTCor

Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.

Eu sou:
Paciente
Acompanhante
Empresa
Outro
Enviar minha mensagem
Fale com a ouvidoria do ICTCor

Será um prazer poder atender você.

Enviar minha mensagem
Trabalhe no ICTCor

Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.

Anexar arquivo do currículo:
Anexar Currículo
Enviar meu currículo
Aberto hoje de 08h00 às 18h00

Exames e
Procedimentos Eletivos

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)

Artigos
Saúde e bem estar

Emergência cardíaca: o que pode causar e quando ir ao hospital

As doenças do coração são uma preocupação constante, particularmente no Brasil, onde problemas cardíacos como infarto e parada cardiorrespiratória figuram entre as principais causas de morte, conforme dados do Ministério da Saúde. 

A compreensão das causas dessas emergências e o reconhecimento dos sinais de alerta são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência e minimizar danos ao organismo.

O que pode causar uma emergência cardíaca?

Diversos fatores podem desencadear emergências cardíacas. Entre os mais comuns, está o infarto do miocárdio.

Infarto do miocárdio: conhecido popularmente como ataque cardíaco, o infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do coração é interrompido por um período prolongado, causando danos ao músculo cardíaco. As principais causas incluem: aterosclerose, acúmulo de placas de gordura nas artérias; trombose, formação de coágulos sanguíneos que bloqueiam a artéria coronária e espasmo coronário, contração temporária e repentina da artéria coronária.

Arritmias: são ritmos cardíacos irregulares, que podem ser benignos ou levar a situações graves como a fibrilação ventricular, uma das causas principais de morte súbita. “Uma arritmia pode transformar algo que seria inofensivo em uma emergência médica, dependendo de sua natureza e duração”, alerta o cardiologista Ernesto Osterne, do Instituto do Coração de Taguatinga – ICTCor.

Insuficiência cardíaca: essa condição ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Pode ser resultado de várias doenças cardíacas, incluindo doença arterial coronariana e hipertensão.

Parada cardiorrespiratória: este é um dos quadros mais críticos, no qual o coração para de bater de repente, interrompendo o fluxo sanguíneo para o cérebro e outros órgãos vitais. Pode ser causado por múltiplos fatores, incluindo infarto, choque elétrico, ou trauma físico.

Quando ir ao hospital?

Reconhecer os sintomas de uma emergência cardíaca é vital para procurar atendimento médico imediato. Entre os sinais de alerta estão a dor no peito, que pode irradiar para os ombros, braços, costas, pescoço ou mandíbula, falta de ar, mesmo em repouso, suor excessivo, muitas vezes acompanhado por outros sintomas como tontura e náuseas, desmaios e palpitações, fraqueza ou cansaço extremos, especialmente após atividades leves ou em repouso. 

A importância da rápida resposta

O tempo é um fator crucial em emergências cardíacas. “Cada minuto conta. Quanto mais cedo o paciente recebe tratamento, maiores são as chances de sobrevivência e de minimizar os danos ao coração,” afirma Ernesto Osterne. Portanto, ao identificar algum dos sintomas mencionados, é muito importante procurar atendimento médico imediatamente.

Compreender as causas e reconhecer os sinais de emergência cardíaca pode salvar vidas. A informação e a rápida ação são aliadas poderosas na luta contra essas condições que acometem um grande número de brasileiros. “A prevenção é sempre a melhor estratégia, mas saber como agir em uma emergência pode fazer toda a diferença,” conclui Osterne. Portanto, mantenha-se informado, faça exames regularmente e não hesite em buscar ajuda médica quando necessário. A sua vida pode depender disso.

Para onde ligar, no caso de uma emergência?

Em caso de emergência cardíaca, é crucial agir rapidamente. Imediatamente, ligue para o serviço de emergência médica de sua região, como o SAMU no Brasil, discando o número 192. Informe calmamente o operador sobre a situação, descrevendo os sintomas do paciente e fornecendo o endereço exato para que uma equipe de paramédicos possa ser enviada o mais rápido possível. 

O que fazer enquanto o socorro não chega?

Enquanto aguardam a chegada da ambulância, se possível, mantenha a pessoa que está passando mal em uma posição confortável e, se treinado, inicie a RCP (reanimação cardiopulmonar) caso o paciente esteja inconsciente e sem respiração. A rapidez na resposta pode salvar vidas e minimizar danos permanentes ao coração.

Leia também:

Desvendando a tontura: causas comuns, tratamentos eficazes e ligações cardíacas

 

 

Por ICTCor
em 27 de setembro de 2024

Artigos recomendados

Notícias

Saiba como hipertensão infantil aumenta a condição de doenças cardiovasculares na vida adulta

Eventos
Sem categoria

ICTCor no XXXVI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas

Notícias

Você sabia que frequentemente problemas cardíacos em mulheres são confundidos com ansiedade?

Como chegar

Emergência e
Urgência 24h

Ver telefone

Pronto socorro do Hospital Anchieta

Exames e
Procedimentos Eletivos

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7

Saiba mais