Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta
Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.
Será um prazer poder atender você.
Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)
Excesso de bebida alcoólica, estresse decorrente das obrigações familiares, sociais, além dos gastos financeiros contribuem para o aumento de infartos nesta época do ano.
Provavelmente você já ouviu falar que a incidência de infartos é mais comum no período do Natal e Ano Novo. No estudo publicado no British Medical Journal, foi constatado que o risco de ter um ataque cardíaco é 37% maior do que o habitual no dia de Natal, e 20% maior do que o comum durante a celebração da virada do ano.
Para o cardiologista intervencionista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Ernesto Osterne, muitos podem encarar essa época como bastante estressante, já que as obrigações familiares, sociais e financeiras se multiplicam. Isso pode contribuir para a elevação da pressão arterial e agravamento dos fatores de risco para doenças cardíacas.
“Outro ponto que deve ser levado em consideração é o aumento do consumo de alimentos gordurosos, que são bastante prejudiciais à saúde do coração. Além do consumo maior de álcool durante as festas de final de ano. Todas essas questões estão atreladas ao papel fundamental no desenvolvimento de problemas de saúde em algumas pessoas“, diz o especialista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor) .
Infartos: Álcool e Energético
De acordo com o cardiologista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Thiago Germano, os exageros cometidos na mistura de álcool com energéticos podem atrapalhar o bom funcionamento do coração. “Esta mistura, com o seu consumo excessivo, pode ser um catalisador para problemas cardíacos, em especial a fibrilação atrial, sendo um tipo de arritmia cardíaca que torna os batimentos acelerados”, explica.
O álcool pode trazer grandes malefícios a vários órgãos do nosso corpo, principalmente ao fígado, pâncreas, coração e cérebro. Já a cafeína, contida em bebidas energéticas, causa diversos efeitos colaterais no organismo. Entre os principais estão as dores no peito, arritmias, elevação da pressão arterial, tontura, insônia, formigamentos, desconforto respiratório, dores de cabeça e irritabilidade. Quem sofre de problemas cardíacos deve passar longe dessa mistura.
Confira algumas dicas para cuidar da saúde cardiovascular neste período:
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7