Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta
Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.
Será um prazer poder atender você.
Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)
Com a chegada do inverno no Brasil, oficialmente no dia 21 de junho, profissionais de saúde debatem uma questão pertinente ao período mais frio do ano. Isso porque dias com temperaturas baixas podem contribuir para a ocorrência de infarto em pacientes que apresentam fatores de risco. Nesse período, a incidência é de 30% a mais do que em outras estações do ano, como apontam dados do Instituto Nacional de Cardiologia.
Dessa forma, a equipe de profissionais do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor) alerta que o acompanhamento médico e o controle de condições preexistentes podem reduzir os riscos.
As baixas temperaturas podem influenciar no aumento do risco de infarto por vários motivos, entenda:
Mudanças no comportamento: durante o frio, as pessoas tendem a ficar mais tempo dentro de casa, o que pode levar a uma diminuição da atividade física e ao aumento do consumo de alimentos ricos em calorias, ambos fatores que podem contribuir para o risco cardiovascular.
Vasoconstrição: o frio causa um aumento da diurese e, por consequência, constrição dos vasos sanguíneos, o que pode aumentar a pressão arterial e forçar o coração a trabalhar mais para bombear sangue através do corpo.
Aumento da pressão arterial: a exposição ao frio pode levar a um aumento da pressão arterial, devido à vasoconstrição, um fator de risco conhecido para infartos.
Aumento da viscosidade do sangue: as temperaturas baixas podem aumentar a viscosidade do sangue, tornando-o mais espesso e propenso à formação de coágulos, que podem bloquear as artérias coronárias.
Respostas fisiológicas: o frio pode desencadear respostas fisiológicas, como um aumento nos níveis de hormônios do estresse (adrenalina e noradrenalina), que podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Esforço físico adicional: durante o frio, as pessoas podem se envolver em atividades físicas intensas, o que pode sobrecarregar o coração, especialmente em indivíduos com doenças cardíacas preexistentes.
Prevenir é sempre o melhor caminho!
Para minimizar esses riscos, é importante tomar algumas precauções durante o tempo frio, como vestir-se adequadamente para manter o corpo aquecido, evitar esforço físico excessivo e manter um estilo de vida saudável, incluindo dieta equilibrada e exercício regular. Indivíduos com histórico de doenças cardíacas devem estar particularmente atentos às mudanças de temperatura e consultar um médico para orientação específica.
Saiba como prevenir outros problemas cardiovasculares, em:
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7