Artigos
Saúde e bem estar
Infarto ou parada cardíaca? Entenda a diferença
As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte em todo o mundo. No Brasil e no mundo elas resultam em aproximadamente 8 milhões de óbitos a cada ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, são registradas anualmente cerca de 20 mil mortes no país devido a esses problemas. (checar essa informação. O número é muito maior.)
Apesar de sua prevalência, muitas pessoas ainda têm dificuldade em distinguir o Infarto do Miocárdio da Parada Cardíaca. Para sanar as dúvidas a equipe de especialistas do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor) preparou algumas questões de diferenciação.
Infarto do Miocárdio
- Também conhecido como ataque cardíaco, é causado por uma obstrução nas artérias coronárias, que fornecem sangue ao músculo cardíaco (miocárdio).
- Geralmente ocorre devido à formação de placas de gordura nas artérias coronárias (aterosclerose) que podem se romper, formando um coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo para parte do coração.
- Os sintomas típicos incluem dor no peito (angina), sensação de aperto ou pressão no peito, falta de ar, sudorese e náuseas.
- O tratamento imediato geralmente envolve a administração de medicamentos para dissolver o coágulo ou a realização de procedimentos para restaurar o fluxo sanguíneo, como, por exemplo, a angioplastia, com colocação de stent ou cirurgia de ponte de safena.
Parada Cardíaca
- Refere-se à cessação súbita e abrupta da atividade elétrica do coração, levando à interrupção imediata do bombeamento eficaz de sangue para o corpo.
- Pode ser causada por várias condições, como arritmias graves, overdose de drogas, choque elétrico, trauma cardíaco grave ou complicações de doenças cardíacas pré-existentes.
- Os sintomas incluem perda de consciência, ausência de pulso, respiração irregular ou ausente e cor azulada da pele (cianose).
- O tratamento de emergência envolve a realização de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) para manter o fluxo sanguíneo e oxigenação adequados até que a assistência médica avançada chegue, como a aplicação de desfibrilador para restaurar o ritmo cardíaco normal.
Prevenção é sempre o melhor caminho
A prevenção do infarto do miocárdio e da parada cardíaca envolve várias medidas que visam manter a saúde cardiovascular e reduzir o risco de eventos cardíacos graves. Aqui estão algumas estratégias de prevenção para ambos:
- Mantenha uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
- Controle o peso corporal através da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos.
- Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, colesterol e sódio.
- Limite o consumo de álcool e evite o tabagismo.
- Faça exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou ciclismo pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana.
- Mantenha níveis saudáveis de pressão arterial, colesterol e glicose no sangue através de acompanhamento médico regular e, se necessário, medicação adequada.
- Realize consultas médicas de rotina para avaliação da saúde cardiovascular, especialmente se você tiver histórico familiar de doenças cardíacas.
- Esteja ciente dos sinais de alerta de um infarto do miocárdio, como dor no peito, falta de ar, sudorese e náuseas, e saiba como agir rapidamente em caso de emergência.
Para saber mais sobre os cuidados com a saúde do coração, acesse:
Estudo revela que mulheres que praticam exercícios físicos têm menos chances de morte por problema cardiovascular
Por ICTCor
em 29 de abril de 2024