Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta

Fale com o ICTCor

Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.

Eu sou:
Paciente
Acompanhante
Empresa
Outro
Enviar minha mensagem
Fale com a ouvidoria do ICTCor

Será um prazer poder atender você.

Enviar minha mensagem
Trabalhe no ICTCor

Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.

Anexar arquivo do currículo:
Anexar Currículo
Enviar meu currículo
Aberto hoje de 08h00 às 18h00

Exames e
Procedimentos Eletivos

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)

Artigos
Saúde e bem estar

Síndrome de Bayés: nova síndrome relaciona bloqueio interauricular com fibrilação atrial.

Dr. José Sobral Neto – Cardiologista/Eletrofisiologista ICTCor

Em 2015 foi descrita na literatura uma nova entidade com maior incidência na população idosa que aumenta a predisposição a Fibrilação Atrial, e que foi denominada de Síndrome de Bayés. Caracteriza-se pela presença de sinais eletrocardiográficos de bloqueio interauricular, conhecido como bloqueio de Bachmann, que é um transtorno na condução elétrica entre as aurículas, geralmente secundário a um processo de fibrose auricular frequente nas pessoas de idade avançada, com maior risco de infarto cerebral e demência, provavelmente relacionado com trombos produzidos na aurícula direita.

Recente estudo conduzido pela Sociedade Espanhola de Cardiologia, conhecido como 4C – Caracterização Cientifica do Coração Centenário, cujos resultados foram publicados em 2015 no Heart Rhythm, comparou 80 idosos centenários com 269 septuagenários e verificou incidência de bloqueio interauricular de 26% entre os centenários frente a 8% nos septuagenários, e uma incidência de fibrilação atrial de 25% entre os centenários frente a 10% dentre os septuagenários.

O beneficio deste estudo é a comprovação da necessidade do tratamento antiarrítmico e anticoagulação precoce para prevenção das complicações acima citadas. Há evidências de que tal Síndrome possa estar relacionada também a uma maior incidência de Insuficiência Cardíaca, o que está sendo motivo de novos estudos.

Os bloqueios interauriculares conhecidos com Bloqueio de Bachmann foram descritos por Bayés de Luna em 1979 que os dividiu em 3 graus com os seguintes critérios eletrocardiográficos:

-Bloqueio interauricular primeiro grau (parcial): Caracteriza-se por atraso do estimulo da aurícula direita para a esquerda, através do feixe de Bachmann, gerando onda P bimodal em D2D3AVF com duração aumentada igual ou maior que 0,12seg.

-Bloqueio interauricular segundo grau (aberrância auricular): Ondas P com critérios do primeiro grau, porém com morfologia variável e transitória, desencadeadas por batimentos ectópicos ou mudança do ciclo.

– Bloqueio interauricular terceiro grau (avançado): Neste caso existe ativação retrógrada da aurícula esquerda com inscrição de onda P bifásica, com duração aumentada igual ou maior que 0,12seg., e fase negativa terminal em D2D3AVF. Em alguns casos pode chegar a Dissociação Auricular, quando cada auricula passa a ter ritmo próprio.

Apesar do Bloqueio de Bachmann possuir várias causas inclusive a Doença de Chagas, a de maior prevalência é a senilidade e, tendo em vista o aumento da sobrevida população brasileira, devemos estar atentos ao diagnóstico desta nova síndrome e suas implicações.

Referências:

-Bloqueo a nível auricular/Alteraciones debidas a patologia auricular. In Electrocardiografia Clinica, A. Bayés de Luna – pag 103-108; 1992 Ediciones Doyma,  Barcelona.

-Sindrome de Bayés. Condea, D. et al – Arch.Cardio.Mex. vol84 no.1 México ene./mar. 2014

-Interatrial block and atrial arrhythmias in centenarians: Prevalence, associations and clinical implications. Martinez-Sellés et al – Heart Rhythm, 2016 Vol. 13, Issue 3, p645–651

-Electrophysiological Mechanisms of Bayés Syndrome: Insights from clinical and mouse studies. Tse, G. et al – Front Physiol. 2016; 7: 188

-Sindrome de Bayés. Baranchuck, A. et al – Rev Esp Cardiol. 2016;69:439 – Vol. 69 Núm.04

-Sindrome de Bayés/Bayés Syndrome. Gaviria, M.C. et al –Rev. Col. Cardiol

-Bayés Sindrome – What is it?  Baranchuck, A. et al  – Circulation. 2018;137:200-202

Por ICTCor
em 5 de julho de 2022

Artigos recomendados

Sem categoria

O impacto do consumo de álcool no Brasil: 12 mortes por hora, segundo estudo da Fiocruz

Sem categoria

Você conhece os principais sintomas das doenças de coração?

Área Científica

Novo estudo contribui para incerteza do uso de betabloqueadores em casos de insuficiência cardíaca com fibrilação atrial.

Como chegar

Emergência e
Urgência 24h

Ver telefone

Pronto socorro do Hospital Anchieta

Exames e
Procedimentos Eletivos

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7

Saiba mais