Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta

Fale com o ICTCor

Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.

Eu sou:
Paciente
Acompanhante
Empresa
Outro
Enviar minha mensagem
Fale com a ouvidoria do ICTCor

Será um prazer poder atender você.

Enviar minha mensagem
Trabalhe no ICTCor

Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.

Anexar arquivo do currículo:
Anexar Currículo
Enviar meu currículo
Fechado hoje, abre segunda de 08h00 às 18h00

Exames e
Procedimentos Eletivos

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)

Artigos
Saúde e bem estar

A importância da Cardio-oncologia

O Câncer só é superado pelas doenças do coração como principal causa de morte no mundo. Nas décadas recentes inúmeros foram os avanços no tratamento do Câncer que mudaram radicalmente o seu prognóstico. Estima-se que existam mais de 20milhões de sobreviventes de câncer na Europa e Estados Unidos, número inimaginável até poucos anos atrás. No entanto, este fato associado ao aumento da longevidade da população em geral, aumentou a incidência dos efeitos colaterais do seu tratamento sobre o aparelho cardiovascular, principalmente quando existe história prévia de doença cardíaca.

Ultimamente, o paciente com Câncer passou a ser visto como portador de doença crônica com intercorrências agudas e com maior repercussão as relacionadas ao aparelho cardiovascular. Em função disto, surgiu e rapidamente cresceu a Cardio-oncologia como especialidade médica pois os efeitos colaterais da terapêutica mais agressiva do câncer aumentaram em muito tanto a incidência quanto a complexidade dos efeitos colaterais cardiovasculares do tratamento. Neste sentido, o destaque é para a radioterapia e a quimioterapia que se destinam a atuar sobre as células tumorais, mas em muitos casos, danificam células saudáveis do músculo cardíaco (miocárdio) ou da membrana que reveste o coração (pericárdio).

É fundamental que os Oncologistas tenham em mente que uma atuação conjunta com o cardiologista pode perfeitamente prevenir estes efeitos colaterais, que podem matar os pacientes. Os Cardiologistas também têm que se empenhar mais pois realmente sua experiência pode determinar radicalmente o prognóstico destes pacientes. Com o objetivo de difundir as recomendações práticas para acompanhamento destes pacientes, antes durante e após o tratamento do Câncer, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) elaboraram as Diretrizes de Cardio-oncologia que são inéditas no mundo. Estas Diretrizes são protocolos a serem seguidos por oncologistas no tratamento de pacientes com maior risco de desenvolver doença cardiovascular e que indicariam um tratamento conjunto com Cardiologista ou a revisão do esquema terapêutico para tratar o tumor.

Neste universo de pacientes, se destacam os pacientes com maior probabilidade de desenvolver doença cardiovascular como os hipertensos e com níveis de colesterol elevado. Neste grupo se incluiria as pessoas com hábitos de vida pouco saudáveis como os tabagistas, obesos e sedentários. Os quimioterápicos da família das antraciclinas são o destaque em relação à cardiotoxicidade e que são empregadas no tratamento de certos tipos de câncer de mama e linfomas. Além da cardiotoxicidade das terapias, a imobilidade no leito, o aumento da atividade inflamatória e as alterações de coagulação, condições comuns no paciente com câncer, também estão relacionados ao maior risco de desenvolver hipertensão, insuficiência cardíaca e doença coronariana. Na nossa opinião, é fundamental que o cardiologista seja ouvido na definição do tratamento oncológico, principalmente quando for cardiopata ou participar de grupo de risco de desenvolver cardiopatia.

Por ICTCor
em 5 de julho de 2022

Artigos recomendados

Notícias

Como viver bem mesmo com insuficiência cardíaca?

Área Científica

Novo estudo contribui para incerteza do uso de betabloqueadores em casos de insuficiência cardíaca com fibrilação atrial.

Notícias

Estilo de vida é fator determinante para manter a saúde do coração

Como chegar

Emergência e
Urgência 24h

Ver telefone

Pronto socorro do Hospital Anchieta

Exames e
Procedimentos Eletivos

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7

Saiba mais