Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta
Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.
Será um prazer poder atender você.
Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)
Quando pensamos nos incômodos que uma má saúde bucal pode trazer, geralmente lembramos de cáries, gengivite, mau hálito e tártaro. No entanto, a saúde bucal é essencial para o bem-estar geral do corpo.
Diversos estudos evidenciam a relação entre a má saúde bucal e problemas cardiovasculares. Por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (Incor) mostrou que 36% das mortes por problemas cardíacos e 45% das doenças cardíacas têm origem na saúde bucal inadequada.
A boca é uma porta de entrada para bactérias causadoras de várias doenças. A falta de higiene adequada permite que esses microrganismos gerem infecções e agravem lesões. Além disso, as bactérias podem entrar na corrente sanguínea e atingir diversos órgãos, incluindo o coração, desencadeando graves doenças cardiovasculares.
A periodontite, uma forma avançada de doença gengival, está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias) e infarto do miocárdio. A inflamação crônica na gengiva pode contribuir para a inflamação sistêmica, aumentando o risco cardiovascular.
Certas bactérias presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea através de pequenos ferimentos na gengiva durante a escovação ou procedimentos odontológicos. Isso pode potencialmente causar endocardite bacteriana, uma infecção grave das válvulas cardíacas.
A saúde bucal precária pode desencadear uma resposta inflamatória no corpo, afetando negativamente o revestimento interno dos vasos sanguíneos e contribuindo para o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Quem mais corre o risco são pacientes que já possuem algum tipo de problema cardiovascular ou síndrome, mais especificamente na válvula cardíaca, como malformação do coração ou utilização de próteses valvares.
Tais condições apresentam maior probabilidade no desenvolvimento da chamada “Endocardite Bacteriana”; ela acontece com a saída das bactérias da cavidade oral para a corrente sanguínea, podendo chegar ao coração, gerando problemas infecciosos que, em casos mais graves, podem levar uma pessoa a óbito.
O tratamento para as doenças gengivais e periodontais é focado na desinfecção, mas o cuidado principal relacionado a esses problemas é preventivo. A higienização adequada da boca, com o mínimo de três escovações diárias, o uso adequado do fio dental e a avaliação clínica periódica são os fatores que mais influenciam na manutenção da saúde bucal. A prevenção é o acompanhamento frequente pelo profissional, higiene, controle da placa bacteriana, avaliação de áreas com presença de cáries e de inflamações.
Referência:
Notícias que você vai gostar de ler:
Saiba como hipertensão infantil aumenta a condição de doenças cardiovasculares na vida adulta
Entenda como os sinais de parada cardíaca podem surgir até 24 horas antes do evento
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7