Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta

Fale com o ICTCor

Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.

Eu sou:
Paciente
Acompanhante
Empresa
Outro
Enviar minha mensagem
Fale com a ouvidoria do ICTCor

Será um prazer poder atender você.

Enviar minha mensagem
Trabalhe no ICTCor

Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.

Anexar arquivo do currículo:
Anexar Currículo
Enviar meu currículo
Aberto hoje de 08h00 às 18h00

Exames e
Procedimentos Eletivos

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00

Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)

Artigos
Saúde e bem estar

Entenda como a amamentação previne doenças cardiovasculares

O mês de agosto é marcado pela campanha de incentivo ao aleitamento materno, mais conhecida como Agosto Dourado. A campanha reforça os benefícios que a amamentação traz, tanto para as mães quanto para os bebês. Entretanto, poucas pessoas sabem que o aleitamento também pode interferir positivamente na saúde e no bom funcionamento do coração da mãe. 

Saiba quais são as vantagens da amamentação para a saúde

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e publicada pela Obstetrics and Gynaecology, apontou que as mulheres que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares ou de um AVC, se comparadas com aquelas que nunca amamentaram. Isso acontece porque a amamentação faz com que o organismo maneje melhor a gordura corporal. Durante o período de aleitamento, as mulheres diminuem consideravelmente seus depósitos de gordura, o que contribui diretamente para o fortalecimento cardiovascular. Também é por isso, inclusive, que amamentar emagrece.

Benefícios para os bebês 

Para os bebês, os benefícios são inúmeros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o leite materno, que é rico em nutrientes e sais minerais, é recomendado pelo menos até o sexto mês de vida do recém-nascido, sendo essencial na formação no sistema imunológico. 

Por esta razão, mesmo que indiretamente, a amamentação acaba sendo um aliado também para à saúde do coração do bebê, a curto e longo prazo. Um sistema imunológico reforçado previne diabetes, obesidade, infecções etc. Ou seja, é menor a chance de ter problemas cardiovasculares futuros.

Outros benefícios 

ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL: há  evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. A maioria dos estudos concluiu que as crianças amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as não amamentadas. Apesar de os mecanismos envolvidos na possível associação entre a amamentação e o melhor desenvolvimento cognitivo ainda não serem totalmente conhecidos, os pesquisadores defendem a presença de substâncias no leite materno que otimizam o desenvolvimento cerebral. A gordura presente no leite materno, por exemplo, é constituída por ácidos graxos poli-insaturados, responsáveis por formar os neurônios da criança e favorecer as sinapses nervosas.

DIMINUI AS CHANCES DE DESNUTRIÇÃO E OBESIDADE: quanto maior for o período em que o bebê for amamentado, menores serão as chances de ele desenvolver problemas relativos à alimentação, como a desnutrição e obesidade.  Na revisão da OMS sobre evidências do efeito do aleitamento materno em longo prazo, os indivíduos amamentados tiveram uma chance 22% menor de vir a apresentar sobrepeso/obesidade. Entre os possíveis mecanismos implicados a essa proteção, encontra-se um melhor desenvolvimento da auto-regulação de ingestão de alimentos das crianças amamentadas e a composição única do leite materno.

AJUDA A PROTEGER O BEBÊ CONTRA A SÍNDROME DA MORTE SÚBITA: um estudo da Universidade de Medicina da Virgínia, nos Estados Unidos, mostrou que bebês alimentados com leite materno durante o primeiro ano de vida tinham até 60% menos chances de sofrer morte súbita do que aquelas crianças que não foram amamentadas. De acordo com os pesquisadores, isso é resultado da quantidade de anticorpos – conhecidos como imunoglobulinas – contidos no leite materno, que protegem o bebê de infecções durante o período em que ele está mais suscetível a ser vítima dessa síndrome.

Por ICTCor
em 4 de agosto de 2023

Artigos recomendados

Imprensa

Ao Vivo de Brasília – TOSSE EM EXCESSO PODE SER UM SINAL DE PROBLEMA NO CORAÇÃO, ALERTA MÉDICO

Notícias

Consumo de café pode reduzir casos de insuficiência cardíaca, afirma pesquisa

Eventos

Dia Mundial da Saúde

Como chegar

Emergência e
Urgência 24h

Ver telefone

Pronto socorro do Hospital Anchieta

Exames e
Procedimentos Eletivos

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar

Ambulatório:
Consultas e Pareceres

Ligar agora
Ver telefone

De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7

Saiba mais