Emergência Pronto Socorro
Hospital Anchieta
Fale conosco para agendar exames, consultas ou check-up.
Será um prazer poder atender você.
Preencha o formulário ao lado e envie seu currículo.
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
(Clínica Cárddio - Guichê 7)
Parece simples, pelo menos é o que mostra um estudo publicado na revista da Sociedade Europeia de Cardiologia. Com o slogan “Beba café e viva mais”, a pesquisa aponta que os benefícios para a saúde cardiovascular encontrados pelos autores não se limitam à cafeína: a versão descafeinada também foi associada à redução da incidência e morte por doenças como insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo o estudo, que inclui dados de 449.563 pessoas acompanhadas por 12,5 anos, o consumo moderado da bebida, seja moída ou instantânea, pode ser aliado de um estilo de vida saudável. Para o cardiologista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Thiago Germano, muitas pessoas fazem uma associação errada sobre o consumo da bebida.
“Algumas pessoas temem que a bebida desencadeie ou piore certos problemas cardiológicos. Sempre existiu a mística de que o café poderia causar algum dano ou efeito colateral por aumentar a frequência cardíaca, ataque cardíaco, palpitação, aumento de pressão arterial. E o que vem sendo discutido ao longo do tempo, com vários estudos sobre o consumo de café, é que os malefícios dessa bebida ao funcionamento do coração nunca foram comprovados, ao contrário dos benefícios“, conta.
O que o estudo concluiu?
Os resultados sugerem que a ingestão leve a moderada de café moído, instantâneo e descafeinado deve ser considerada parte de um estilo de vida saudável. Para os pesquisadores, há poucas informações sobre o impacto de diferentes preparações de café na saúde geral e, especificamente, do coração.
No trabalho, profissionais estudaram a associação entre as variantes da bebida e a incidência de doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas, usando dados do UK Biokank, do Reino Unido, referentes a pessoas de 40 a 69 anos.
Como saber se café faz bem ou mal em casos específicos?
Para o profissional Thiago Germano, o melhor caminho é o checkup periódico. Nele a pessoa saberá se existe algum fator de risco em que o consumo de cafeína possa não ser recomendado. Fora isso, é na consulta e exames de prevenção que o paciente saberá qual melhor tratamento para cada problema cardiovascular específico.
Conheça os principais problemas cardiovasculares:
Saiba quais são os principais tratamentos para doenças cardiovasculares:
Todos os procedimentos listados acima podem ser realizados no Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor). Para saber mais acesse: https://ictcor.com.br/procedimentos/
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
4º andar
De Segunda a Sexta-Feira
de 8h00 às 18h00
Hospital Anchieta
8º andar Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichê 7