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Mais saúde! Conheça 10 vegetais que ajudam a combater os riscos de doenças

Prevenir é melhor do que remediar! Os vegetais podem ser considerados os melhores remédios naturais para a nossa vida. Por isso, uma alimentação saudável necessita essencialmente desses grupos nutricionais, que dão mais força e energia para organismo combater doenças!

Se os remédios curam, os alimentos previnem. Quando seguimos regularmente os preceitos de uma alimentação saudável, a utilização de cosméticos torna-se apenas um complemento importante, mas não um fator determinante para os tratamentos. E, em relação à medicina natural, os grupos dos vegetais podem ser considerados uma verdadeira "farmácia gastronômica" para a nossa vida!

Os vegetais possuem quantidades contempláveis de vitaminas, minerais e fibras alimentares que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Consumí-los de forma regular na alimentação, pode ajudar a combater os mais diversos tipos de doenças.

"Para os vegetais não tem mistério, quanto maior quantidade no prato mais saudável você vai estar. Acrescente uma boa fonte de proteína, como um ovo ou até mesmo um peixe, a sua preparação e você estará longe dos remédios e hospitais! O ideal é consumir de 3 a 5 porções de vegetais todos os dias. Uma alimentação saudável com esses alimentos reduz em cerca de 25% chance de qualquer doença".

Veja os mais poderosos vegetais para a nossa alimentação:

Brócolis: Um dos vegetais mais nutritivos, é extremamente rico em vitamina C e fibras alimentares,prevenindo a ação dos radicais livres. "Número um na minha lista de preferência, o brócolis tem muitas qualidades, rico em flavonoides, afasta doenças respiratórias, cardíacas, ajuda a melhorar o sistema imunológico além de fazer fotoproteção contra raios ultravioletas do tipo B. Uma boa dica é comer uma porção de brócolis antes de ir para praia, mas isso não quer dizer que você não deve usar o protetor solar.

Couve: Um dos membros da família dos vegetais verdes escuros, a couve é uma excelente fonte de vitaminas como A, B1, B2, B3, B5, C e K. Nutritivo e de fácil digestão, o vegetal tem poder anti-inflamatório, ajuda no controle do colesterol, trabalha na desintoxicação do corpo e auxilia na redução da pressão arterial.

Quiabo: Uma boa fonte de vitaminas e minerais para o corpo, podemos destacar a quantidade considerável de potássio em sua composição, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e as artérias, diminuindo a pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares. Além disso, o vegetal ajuda a melhorar a saúde digestiva, a visão e auxilia na saúde da pele.

Abobrinha: Aliada à dieta, o vegetal é rico em fibras, beneficia o trânsito intestinal e auxilia no controle do colesterol. Rica em vitaminas A e C, a abobrinha tem poder anti-inflamatório e antioxidante, fortalencendo também o sistema imunológico. Também é rica em magnésio, um mineral que reduzir os riscos de ataque cardíacos e derrames.

Couve-flor: Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, é um vegetal versátil com alto poder antioxidante. Entre os seus benefícios podemos destacar o alívio da indigestão, o auxílio na manutenção dos ossos, equilíbrio nos níveis de colesterol e baixos níveis de gordura.

Cenoura: Com poderosa ação antioxidante e anticancerígena, graças a presença do betacaroteno em sua composição, o vegetal é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas. Também é fonte de fibras solúveis e vitaminas A, B2, B3 e C, fortalecendo o sistema imunológico, combatendo as infecções e ajudando no controle do colesterol.

Beterraba: Rica em zinco, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B, a beterraba é responsável pelo combate da anemia e por manter a saúde dos músculos e dos ossos em dia. Além disso, é fonte de fibras, ajudando no bem-estar do coração.

Alcachofra: Incluída no grupo A dos vegetais, ela tem muitos benéficos à saúde, ajuda a afasta a anemia, doenças do fígado, aterosclerose, diabetes, reumatismo, pneumonia entre muitas outras doenças.

Rabanete: Apesar de não ser muito consumido esse vegetal tem lá seus encantos. Com poucas calorias entre seus benéficos, ele também ajuda a controlar a saciedade e auxilia no tratamento de doenças urinárias, funcionamentos do intestinos, problemas respiratórios e equilibra a pressão arterial.

Jiló: Não está na lista dos vegetais mais queridos e saborosos, mas o jiló tem o seu valor numa alimentação saudável. "Protege as artérias, a saúde bucal, auxilia na perda de peso, e ainda combate a anemia.

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