(61) 3035 9900 atendimento@ictcor.com.br

Dicionário Cardiológico

All   A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Medicamentos Anti-arrítmicos

Quando se opta pelo tratamento clinico das arritmias cardíacas, alem das medidas gerais e otimização do tratamento da doença de base, se introduz medicamentos conhecidos como antiarritmicos que de acordo com suas características são agrupadas em 6 grupos (I-A, I-B e I-C, II, III e IV). Atualmente as drogas do grupo II (betabloqueadores) e III (amiodarona e sotalol) são as mais utilizadas e são aquelas cujo custo benefício é mais positivo para o paciente, pois além do controle da arritmia, se acompanham de aumento de sobrevida. Já as drogas do grupo I são controversas, pois possuem efeito pró arrítmico, isto é, podem desenvolver novos tipos de arritmias. O seu uso deve ser por restrita orientação médica, que pesará sempre seu custo beneficio. Em principio, quando em ausência de cardiopatia, o custo beneficio é positivo. Por outro lado, este é um setor da Arritmologia que é fruto de intensas e constantes pesquisas no sentido do desenvolvimento de novos medicamentos que em breve poderão chegar ao mercado.


Miocardiopatias (Dilatadas ou Restritivas)

Podem ser causa de dilatação do coração, com diversas causas (diabetes, sarcoidose, familiar, pós parto, idiopática, etc). As dilatadas, mais freqüentes, acompanham-se de quadro de Insuficiência Cardíaca e alta incidência de arritmias diversas.


Morte Súbita Abortada

É a instalação súbita de uma arritmia grave (flutter ou fibrilação ventricular), que implica em morte iminente, e que foi revertida através da instituição de manobras médicas. Quase sempre é conseqüência de doença cardíaca grave, a maioria silenciosa. Uma vez o paciente tenha sido acometido desta situação, existe um risco potencial de 30% de nova crise em 1 ano, daí a necessidade de uma abordagem agressiva com necessidade de estudo eletrofisiológico invasivo, cirurgias ou até mesmo implante de desfibrilador cardíaco.


Exibir # 

Hospital Anchieta - Centro de Excelência 4º andar
Taguatinga Norte - Setor "C Norte"
Área Especial 08/09/10 Cep: 72.115-700

(61) 3035 9900

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entrada Inválida