(61) 3035 9900 atendimento@ictcor.com.br

Dicionário Cardiológico

All   A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Bloqueio Átrio Ventricular

É a interrupção da passagem do estimulo elétrico das aurículas para o ventrículo devido a uma doença no nódulo AV. Pode ser congênito ou adquirido (doença cardíaca) e possuem uma graduação. Quando do primeiro grau o prognóstico é bom e não necessita tratamento. No segundo grau a conduta será de acompanhamento clinico, pois a depender da evolução e dos sintomas pode haver necessidade de implante de marca passo. No terceiro grau (Bloqueio AV total), quase sempre haverá necessidade de implante de marca passo, pois nesta situação há risco de vida (vide marca passo).


Bloqueios de Ramo

É a dificuldade ou mesmo a interrupção da passagem do estimulo elétrico no sistema elétrico intra ventricular. Podem ser congênitos ou acompanhar diversas formas de cardiopatia. Quando isolado (por exemplo: bloqueio do ramo direito) não possuem maiores implicações, mas quando associado ou evolutivo pode significar doença do sistema de condução e implicar na necessidade de implante de marca passo. Em outros caso podem ser acompanhados de dissincronia dos ventrículos levando a insuficiência cardíaca. Nestes casos estará indicado marca passo biventricular.


Bradicardia

É a lentificação dos batimentos cardíacos, que quase sempre estão abaixo de 60bpm. Nestes casos podem ser por adaptação do coração a certas situações (por exemplo esportes) ou por deficiência do nodo sinusal, neste caso secundaria a uma doença de base. Frequências cardíaca abaixo de 40bpm são consideradas sempre patológicas e podem implicar na necessidade de implante de marca passo, a depender do diagnóstico e dos sintomas (cansaço, fadiga, tonturas, desmaios).


Exibir # 

Hospital Anchieta - Centro de Excelência 4º andar
Taguatinga Norte - Setor "C Norte"
Área Especial 08/09/10 Cep: 72.115-700

(61) 3035 9900

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Entrada Inválida